sábado, 2 de junho de 2012

As Crõnicas de Nárnia


A terra fictícia denominada Nárnia, criada pelo escritor Clive Staples, é o espaço onde ocorrem as aventuras de animais que podem falar e onde o bem pode combater o mal, As Crônicas de Nárnia (do original The ChroniclesofNarnia), em um único livro, traz os sete volumes que ultrapassaram o status de livros infantis e se tornaram grandes clássicos da literatura.

As Crônicas de Nárnia é uma série de sete livros voltados para o público infantil, escrita pelo autor irlandês Clive Staples Lewis. É a obra mais conhecida do autor, e a série é considerada um clássico da literatura infantil, tendo vendido mais de 120 milhões de cópias em 41 idiomas.

O Sobrinho do Mago: Narra os acontecimentos de quando Nárnia foi criada. DigoryKirke conhece PollyPlummer e se tornam amigos, decidem invadir uma casa misteriosa, e ambos acabam descobrindo que é parte da casa onde Digo vive, lá ele conhece o seu tio André, que dizem ser louco, mas que na verdade é um mago, trapaceados por ele, usam anéis mágicos que os levam até outros mundos, numa dessas viagens vão parar em Charn, um mundo muito antigo e sem vida, onde acabam libertando acidentalmente à feiticeira branca: Jadis. Que decide, por ser a rainha, conhecer mundo real.  Depois de muitos acontecimentos desde animais que começam a falar ao “castigo” de Andre que tem de fazer todas as vontades de Jadis, ate a aparição de Aslam, que da aos personagens a escolha de permanecerem ali ou irem a Nárnia, assim eles chegam a um mundo magico, uma segunda realidade, um segundo mundo, e são acompanhados pelo grande e majestoso Leão, ai começa a nossa aventura.

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa: Narra a história de quatro crianças humanas: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia Pevensie, elas vão passar as férias na casa do estranho professor Kirke, em uma brincadeira Lúcia descobre o mundo de Nárnia através de um antigo e misterioso guarda-roupa, um exuberante país que enfrenta um terrível e prolongado inverno, imposto pela falsa rainha do país - Feiticeira Branca - lá conhece o Sr. Tumnus, um fauno muito “bonzinho”, que avisa a falsa rainha sobre as crianças, pois ela detêm o conhecimento de os filhos de Adão e as filhas de Eva iram governar Nánia e derrota-la, e ordena que qualquer criança deve ser levada a ela. Mas seus outros irmãos não acreditam, mas por acaso de outra brincadeira Edmundo acaba entrando em Nárnia e conhece a Feiticeira Branca e fica seduzido pelo que ela pode oferecer por magica ela faz surgir uma Manjar Turco, mas quando retorna encontra Lúcia que fica contente por ele também ter encontrado, mas na frente dos irmãos ele acaba insistindo que ela mente, mas ao decorrer do dia eles acabam quebrando uma janela e vao se esconder dentro do guarda roupa e lá eles descobrema fabulosa Nárnia, e acaba por inicia uma jornada onde a missão deles é salvar Nárnia da Feiticeira Branca e cumprir a profecia. Com a ajuda do grande e poderoso leão Aslam, eles vivem grandes aventuras, ate serem coroados reis e rainhas de Nárnia, porem ao passar dos anos eles acabam achando o caminho de casa e retornam ao mundo realidade, sem que os anos tenham passado.

O Cavalo e Seu menino: Essa é uma história que se passa durante A Era de Ouro em Nárnia, durante o reinado dos irmãos Pevensie, quando Pedro era O Grande Rei. Narra à história do cavalo falante Bri e do garoto Shasta, ambos detidos em cativeiro na Calormânia decidem fugir para as terras do Norte onde encontrariam aventuras e a liberdade, no caminho conhecem a égua Huin e Aravis, a filha de um nobre, que está fugindo de um casamento indesejado com um homem velho, pois acreditava que deveria se casar por amor nao por obrigação, para salvar seu pais. Durante a fuga ele é confundido com o príncipe Corin, que na verdade fugiu para nao ter que governar seu povo, no entanto nesta confusão Aravis é levada a casa do Tisroc e descobre que eles pretendem invadir Nárnia através da Arquelândia. Decididos a nao deixarem que isso ocorra partem para avisa-los sobre o ataque e começam a viver inúmeras aventuras, e descobre lá a real identidade de Shasta, que luta por Nárnia e é irmão de Corin, assim é o príncipe que acaba casando com Aravis tendo vários filhos e governaram muitos anos com sabedoria e amo. .

Príncipe Caspian: 1.300 anos passaram-se em Nárnia. Desde o reinado dos filhos de Adão e Eva, os irmãos Pevensie, desde sua partida da inúmeros acontecimentos aconteceram desde a vinda dos Telmarinos vindos de Telmar que começam a governar Nárnia, mas o rei Caspian IX morre e   quem governa Nárnia é o tio do herdeiro Caspian - Miraz. Assim Miraz ordena que é proibido falar sobre Aslam, animais falantes ou até mesmo os seres estranhos que viviam em Nárnia, eram contos defadas. Agora eles não são mais vistos, as arvores pararam de falar, pois seu voz era ignorada, nao são lembrados, nem se imagina o grande castelos dos grandes reis, agora tudo são apenas as ruinas de Cair Paravel, só há lembranças dos antigo reis como: Pedro, o Magnífico. Suzana, a Gentil. Edmundo, o Justo e Lúcia, a Destemida.
Mas Miraz está prestes a ter um herdeiro, assim com esse herdeiro poderia coloca-lo no trono e ele decide acabar com a vida de Caspian, que é um bondoso príncipe telmarino e sempre estudou secretamente a história de Nárnia. Decidido a lutar por Nárnia, Caspian pede ajuda tocando o trompete de Suzana e eles que estavam a caminho da escola os irmãos Pevensie voltam a Nárnia e acabam por descobrir que a voz dos seres da floresta estão mortas, a fabulosa aventura e os seres místicos esquecidos agora só ruinas e poucos detentores da verdade de Nárnia se unem a Caspian para mais uma vez libertarem Nárnia, com a ajuda de Aslam. Porem ao decorrer da historia Miraz e morto e Caspiam coroado rei de Narnia, só que agora com Pedro e Suzana crescidos nao podem mais voltar a Narnia, somente Edmundo e Lucia assim eles se despedem pela ultima vez de Aslam e Suzana de Caspiam por que nutriu um amor correspondido, se vão para nao voltarem “mais”..

A Viagem do Peregrino da Alvorada: Nesta nova aventura acaba contando apenas Edmundo e Lúcia Pevensie estão na casa de seu primo Eustáquio, que é um garoto muito chato. Naquela casa tem um quadro diferente, com o retrato de um navio, Lúcia e Edmundo comentam como ele se parece com os navios de Nárnia, e Eustáquio zomba deles, mas algo inesperado acontece, a magia volta e eles são sugados para o mar e vão parar no navio chamado Peregrino da Alvorada, e descobrem que estão no navio do  Rei Caspian que parte em busca de encontrar os sete Cos, sete fidalgos banidos por Miraz, que eram amigos de seu falecido pai.  Lúcia e Edmundo ficam entusiasmados, mas o emburrado primo Eustáquio Mísero repete que tudo não passa de um sonho. Juntos de Caspian X  e do rato Ripchip, eles enfrentarão diversos perigos e aventuras em inúmeras ilhas, descobrindo novos seres e aprendendo algumas lições para a vida, e como sempre, contarão com a ajuda de Aslam, assim o primo acaba mudando suas atitudes se tornando bom e legal. Porem agora nenhum dos irmãos Pevensie não podem voltar a Nárnia “nunca mais”.

A Cadeira de Prata: Nesta fantástica aventura, apenas Eustáquio Mísero e sua amiga de escola, Jill Pole, vão à Nárnia. Jill está chorando na escola pelas brincadeiras cruéis dos colegas, e Eustáquio tenta consolá-la contando de um mundo mágico chamado Nárnia, os dois são levados a Nárnia e Aslam fala direto com Jill, no qual eles devem encontrar o Príncipe Rilian, o filho desaparecido do rei Caspian X, e Aslam lhe dá alguns sinais que devem ser seguidos, e ela jamais deve se esquecer  nem desviar-se deles caso contrario algo ruim aconteceria.
  Quando chegam a Nárnia Eustáquio não reconhece Caspian, que agora se encontra velho e parte em mais uma viagem, pois perdeu a esperança de encontrar ao seu filho. Com a ajuda de Brejeiro, o paulama, eles partem em mais uma aventura emocionante e acabam descobrindo que o príncipe foi sequestrado e hipnotizado pela Feiticeira Verde, que planeja, através do próprio Rilian, tomar Nárnia, assim Jill e Eustáquio libertam Riliam, acabam com o mundo da Feiticeira Verde e tudo retorna a paz e eles voltam para a escola como se nada estivesse acontecido nem o tempo parado.

A Última Batalha: O gorila Manhoso veste seu amigo, o jumento Confuso, com a pele de um leão que encontrou largada, e começa a afirmar a todos que ele é Aslam que voltou, fazendo assim uma espécie de pacto com a Calormânia, juntamente como seu líder Tash, eles invadem Nárnia, ocorre uma grande e violenta guerra. Aslam, então, decreta o fim de Nárnia, fazendo as estrelas descerem do céu, o sol se apagar, e inundando todo o resto. Todos os humanos e criaturas boas e fiéis à Aslam, vão para o paraíso conhecido como País de Aslam; lá, todos os "amigos de Nárnia" (os Pevensie, Caspian X, Eustáquio, Jill, Digory, Polly) se encontram, exceto Susana Pevensie, que havia "esquecido se" de Nárnia por causa das coisas materialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário