sábado, 12 de maio de 2012


A Revolução de 1930 e a instauração do Estado Novo 1937. 
-Antecedentes:
Em 1926 assumiu Washington Luís que manteve uma relativa estabilidade politica:
Este suspendeu o estado de sitio; nao concedeu em anistiar os revoltosos militares;nomeia Getúlio Vargas para Ministro da Fazenda; aprovou a “lei Celerada” (restrição à liberdade de pensamento e expressão). Sobe o lema: “Governar é Abrir estradas.” (Rodovias Rio-Santos e Rio-Petrópolis= Café) e a prioridade de estabilização e controle dos preços= nova moeda o Cruzeiro.
Este desrespeitou o Pacto da politica do café com leite, indicando Julio Prestes, em resposta Minas Gerais formou a Aliança Liberal* lançou Getúlio Vargas a presidente, a disputa que estava acirrada foi agravada pelo Crack (crise da Bolsa dos EUA) em 1929, porem Vargas foi derrotado. Iniciava uma discreta conspiração na qual buscava reaproximar–se dos lideres tenentistas.
 Acontecimentos mudaram o rumo da situação politica preparando assim o terreno para o golpe:
A “degola” dos políticos aliancistas: que nao votaram em Prestes nao tiveram suas eleições estaduais reconhecidas; e o assassinato de João Pessoa em julho de 1930.
Os rumos que os acontecimentos se demostravam aterrorizantes, pois a luta armada que sempre foi deixada de lado estourou em setembro de 1930, se alastrando por todo o Nordeste, em 24 de setembro deste ano Washington Luís foi deposto e uma Junta Provisória de Governo foi instaurada e intencionada a ficar no poder. Porem a pressão das forças revolucionaria do sul e as manifestações populares colocaram no governo Getúlio Vargas, encerrando assim a chamada República Velha.
O governo de Vargas embora apresentasse características próprias, teve inspiração europeia, através de uma proposta de um Estado forte conduzido por um líder carismático, voltado à classe operaria. Neste governo provisório, Vargas deu inicio a uma politica centralizadora que acabava com a autonomia dos estados. Este anistiou os rebeldes de 1922-1924, criou o Departamento Oficial de Propaganda, a PE (Policia Especial), o Ministério do Trabalho, indústria e comercio e o Ministério da Saúde e Educação.
Vargas fechou o congresso nacional, nomeando interventores nos estados, em contrapartida oficializou a previdência social, concedeu vantagens trabalhistas, e legalizou os sindicatos, porem declarou as greves como ato ilegal. Em 1932 a politica centralizadora de Vargas nao agradou as elites paulistas, e reagiram com uma Revolução Constitucionalista, porem os revoltosos foram derrotados, então o presidente convocou a Constituinte e em 16 de julho de 1934 foi apresentada a nova Constituição.
 Nos anos seguintes ate o golpe houve inúmeras transformações, como o crescimento da indústria, o fortalecimento da Ação Integralista Brasileira (AIB) que incorporaram grupos de extrema DIREITA, e a criação de uma aliança Nacional libertadora (ANL) composta por varias ideologias de esquerda.
Porem em 1935 a ANL lançou o Manifesto do Homem Livre que reivindicava o cancelamento das dividas imperialistas; a liberdade em toda a plenitude; o direito do povo manifestar-se livremente; a entrega dos latifúndios ao povo laborioso que os cultivava; a libertação de todas as camadas camponeses da exportação; a anulação das dividas agrícolas; a defesa das pequenas e medias propriedades contra a agiotagem, o fim da execução hipotecaria, entre outras.
Resposta do governo: criação da Lei de segurança Nacional e suspensão dos sindicatos, associações profissionais e entidades jurídicas.  Em 1935 ocorreu a Intentona (traição) Comunista, que conduziu Vargas a decretar estado de sitio e a fortalecer a P, que por sua vez iniciou uma perseguição a possíveis ameaças de qualquer tipo ao governo.
Em 1936após a derrotada  a “tentativa revolucionaria” teve início a campanha presidencial que contava com três candidatos Armando de Sales Oliveira (liberais); Jose Américo (getulista) e Plinio Salgado (integralista). No entanto em setembro de 1937 foi anunciado que o Estado-Maior do Exercito descobriu o plano Komiterm (plano Cohen) para tomar o poder. Por esse motivo Vargas efetivou em novembro do mesmo ano o golpe de Estado e instaurou no pais a ditadura do Estado Novo.
O Estado Novo é compreendido em dois períodos;
1937-1942: mudanças mais significativascaracterizada pelas reformas  tentativas de legitimação do novo regime.
1942-1945: ficam visíveis as contradições do novo regime e se torna explicitas com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
Opiniões sobre o Governo de Vargas:Dividem-se as opiniões sobre a forma de ação deste governo alguns afirma que era Totalitário porem outras vertentes afirmam que era Autoritário, porem segundo as definições sobre estas formas de governo a que se encaixa nesta definição seria o autoritarismo porem teve inúmeras praticas politicas totalitárias para legitimar o Regime e “formar almas” para conquistar corações e mentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário